

Jorge Castro |Contrabaixo|
Natural de Braga, iniciou os seus estudos musicais em 2000 pelo Baixo Eléctrico. Na classe do prof. Adriano Aguiar, terminou a licenciatura na ESART/IPCB na classe do prof. Adriano Aguiar, com 19 valores no recital final e média final de curso de 16 valores.
​
Realizou o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho. Em Master Class, trabalhou com António Augusto Aguiar, Leon Bosch, Giuseppe Ettorre, Chi-Chi Nwanoku, Alejandro Elrich Oliva, Marc Ramirez, Catalin Rotaru, Rinat Ibragimov, Michael Wolf, Iouri Axenov, Petia Bagovska, Duncan McTier, Massimo Giorgi, Petru Iuga, Alberto Bocini, Thierry Barbé, Gabrielle Ragghianti e Janne Saksala.
​
Já trabalhou com as seguintes orquestras: Remix Ensemble, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica do Porto/Casa da Música, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Algarve, Orquestra Ópera no Património, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Sinfónica Metropolitana e Orquestra Metropolitana de Lisboa. Gravou para RDP/Antena 2 e atuou em direto para RDP/Antena 2 e a RTP 1.
​
Ganhou o 1º Prémio no 2º Concurso de Composição do séc XXI "Olivier Messiaen" com "Serenata" para contrabaixo solo.
Através de prova, fez parte da “Fundação Orquestra Estúdio – Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012” até à sua extinção.
Em 2013, participou nas tournées pela África do Sul, Espanha e Holanda com a The World Orchestra, sob direção do Maestro Josep Vicent, actuando em festivais como o de Stellenbosch, Durban, Cape Town, Gratchenfestival.
​
Actualmente, professor de Contrabaixo no Conservatório Bomfim e Academia de música de Paços de Brandão.
Maestro/Ensaiador da Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga.
Actualmente, é chefe de naipe de Contrabaixo na Orquestra Filarmónica e na Orquestra de Guimarães.
​
Membro fundador do grupo “Indigo Quintet” de música original com a formação de Corne Inglês, Contrabaixo, Guitarra, Violoncelo e Percussão
.
​
JORGE
CASTRO.